Vending machines para condomínios no ABC Paulista

Quem anda pelas estações do Metrô de São Paulo provavelmente já se deparou com uma ou duas vending machines colocadas nos pontos centrais das plataformas. As máquinas de venda autônoma – que oferecem de alimentos e bebidas a maquiagem e livros – não estão ali à toa: elas vêm se tornando um negócio lucrativo.

Apesar da popularização dos aparelhos, é difícil encontrá-los em ambientes menos comerciais como condomínios residenciais. Mas, uma dupla de empresários paulistanos está tentando mudar a forma como o público do país pensa e consome as vending machines.

Hermes Porto Pires é  o criador da EasyworkVending (www.easyworkvending.com.br). A empresa foi criada em 2014 vem desenvolvendo modelos de máquinas de venda feitas especialmente para o uso em condomínios e em ambiente residenciais.

A empresa procura criar aparelhos grandes e versáteis o suficiente para servirem como ponto de venda de objetos de necessidade doméstica como alimentos, sorvetes ,bebidas,cervejas ,recicláveis e muitos outros.

Hermes pensou na ideia em uma visita que fez ao apartamento de um condomínio com 7 torres em São Bernardo do campo ,ABC paulista .Lá ele percebeu como os moradores/condôminos  consomem praticamente qualquer tipo de coisa por meio das máquinas. Foi o ponto de partida para que o paulistano imaginasse uma aplicação da solução em ambientes residenciais que permitisse aos moradores ter uma loja de conveniência ao lado de casa com baixíssimo custo.Além disso ,a facilidade ,praticidade e segurança no consumo,pois, leva o produto praticamente na porta dao apartamento ou casa.

Hoje, a empresa já tem 12 vending machines de sorvetes ,12 de refrigerantes instaladas em áreas residenciais e possui planos para novas colocações. Até agora nada é cobrado dos condôminos e a instalação das máquinas é feita por meio de parceria com os condomínios.Na verdade ,como auxilio para pagamento da energia elétrica,oferece-se 5% de comissão sobre as vendas.

“Nosso objetivo é manter a empresa o mais enxuta possível com custos fixos a maior parte do tempo”, afirma Hermes. Para isso, a empresa adquire produtos por meio de permuta e oferece espaço para anúncio nos espaços disponíveis para mídia que existem na máquina.
A manutenção e troca de produtos,reposição é feita sempre quando funcionamento das máquinas visualiza tal necessidade , pois há um sistema de telemetria em funcionamento e on line  e, quando reclamações ocorrem, um funcionário da empresa  vai até o local verificar as condições do aparelho.Também faz uma parceria com a administradora,efetuando-se o reembolso de dinheiro ,caso haja qualquer problema com dinheiro nas vending machines.

Em outubro de 2018, a empresa participou do programa “Encontre um Anjo” da Pequenas Empresas e Grandes Negócios, que procura reunir startups e investidores em potencial para impulsionar negócios em crescimento.

Hoje, a empresa continua em busca de novos investidores e parceiros. “Queremos nos tornar um dos principais grupos varejistas do Brasil”, afirma ele. “O brasileiro gosta de tecnologia e já aceitou bem o nosso produto. No primeiro dia ficamos até assustados com a quantidade de vendas. Temos um forte potencial e queremos crescer.”