O funcionamento de uma vending machine é bem conhecido e baseia-se na oferta de um produto, pronto ou a ser preparado, mediante a solicitação do usuário. Embora muitas exijam a presença de uma equipe, como as máquinas de café, outras podem operar completamente sozinhas.
Seja como for, é indispensável que haja um sistema de controle robusto, de modo que o empreendimento que a utiliza tenha o máximo de benefícios. Por isso, veja a seguir quais são os níveis de acompanhamento e segurança de um equipamento como esse e saiba mais!
Falando da parte física das vending machines, elas possuem sistemas que ajudam a garantir que tudo opere corretamente, sem prejuízos para o seu negócio. Um sensor de temperatura, por exemplo, evita que produtos perecíveis terminem jogados no lixo devido à falta de acompanhamento.
Dependendo do caso, como em máquinas de snacks, também é possível contar com dispositivos de segurança, de modo a evitar que haja a subtração de itens sem o pagamento adequado.
Com isso, tudo começa em relação à segurança dos elementos e do uso, tanto para quem compra quanto para o negócio.
A telemetria permite o controle à distância dos dispositivos, permitindo total segurança e disponibilidade.
Uma empresa que oferece essa tecnologia consegue saber com precisão quando um equipamento está fora de serviço, por exemplo. Assim, é possível fazer intervenções rapidamente, evitando a indisponibilidade prolongada.
Outra questão é que essa possibilidade favorece a aquisição e o acompanhamento da vending machine. Desse jeito, o negócio a gerencia de qualquer lugar, o que cria a melhor experiência possível.
Por falar no tema, o acompanhamento das vendas é outro elemento que faz parte desse processo. Graças a ele, a empresa pode saber, exatamente, quantos produtos foram vendidos, quais são os mais adquiridos e se há a necessidade de reforçar o estoque, por exemplo.
Além de tudo, permite o acompanhamento dos custos de cada elemento servido ou vendido. Assim, é feita uma avaliação sobre a lucratividade da ação e, portanto, se o uso do equipamento pode ser otimizado de alguma forma.
Esse é um dos elementos mais importantes porque oferece ampla compreensão dos impactos dessa máquina, permitindo que o seu uso colabore ainda mais intensamente para o empreendimento.
Dependendo do caso, como para o uso interno dos colaboradores, a empresa que utiliza uma vending machine pode estipular um limite para cada pessoa. Nesse caso, há um sistema que permite o acompanhamento do volume de consumo/aquisição em tempo real.
Isso evita que alguém ultrapasse os limites definidos pelo empreendimento, prevenindo desabastecimento ou mesmo prejuízo. Além de tudo, é uma forma descomplicada de oferecer subsídio quanto aos elementos, tornando essa uma opção ainda mais prática e versátil.
Ao conhecer o controle de uma vending machine, fica fácil compreender que essa é uma opção segura e conveniente. Assim, basta escolher a mais adequada para seu negócio e aproveitar o máximo de benefícios.
TELEMETRIA
- Garanta o retorno do seu investimento em Vending Machine otimizando a gestão do seu parque de máquinas e reduzindo o seu custo de operação como um todo:
- Monitoramento on-line com dashboards diversos e dezenas de alertas (falha de energia, fora de serviço, falha de entrega, inventário baixo, etc);
- Envio de comandos remotos (crédito, desliga/liga/leitura);
- Gestão completa das rotas, abastecimentos (com ou sem picking) e coletas;
- Conciliação automática de caixa, vendas e troco;
- Ajustes de inventário por retirada (produto danificado ou vencido) e por sobra (de picklist ou troca de grade
- Cálculo e monitoramento automático de perda de produto (“quebra”) das máquinas;
- Detalhamento on-line das vendas por cliente, local, rota, máquina, canaleta e produtos;
- Detalhamento on-line das vendas em cartão por rede adquirente, bandeira e tipo de cartão (crédito, débito ou voucher);
- Diversos relatórios gerenciais para acompanhamento das visitas de reabastecimento e coleta, giro de caixa e também saldo disponível nas máquinas para coleta e troco;
- Aplicativo VMvisitor para uso pelos abastecedores para visualização de rota, registro dos reabastecimentos e coletas, solicitação de ajuste de inventário e preenchimento de checklist de visita;