Tecnologias

Engenharia Aplicada

Linguagem Assemby (alta otimização)

A programação em linguagem Assembly possibilita a melhor otimização do programa, extraindo o máximo dos recursos da máquina. Um tipo de linguagem recomendado para produtos com alta escala de produção onde o tempo de desenvolvimento é justificado por pequenas reduções de custo.Com o Assembly podemos minimizar o microcontrolador. A Tecnopires Soluções Eletrônicas trabalha com esta linguagem desde 1995.

Simulações

Através de simulações, emulações e ferramentas de debugação é possível agilizar o processo de detecção de problemas para a execução das correções necessárias . Podemos também utilizar softwares especiais para simular e calcular circuitos eletrônicos , filtros,etc, sempre buscando o máximo de eficiência.

Matemática Aplicada

Chamamos de Matemática Aplicada a utilização de profundos conhecimentos matemáticos na soluções de problemas gerais de engenharia,tais como contas com números complexos,matrizes, vetores, etc. Este conceitos também são amplamente utilizados para aplicações de filtros digitais, integrais, derivadas, ponto flutuante, funções angulares e equações complexas . Este conhecimento são mais importantes ainda quando o uso do Assembly é indispensável, pois esta linguagem não possui funções matemáticas prontas.

Rede neural

Redes Neurais Artificiais são técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismo inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência. Uma grande rede neural artificial pode ter centenas ou milhares de unidades de processamento. Normalmente são muito utilizadas no reconhecimento de padrões como letras,números, voz, etc..

Comunicação e interfaces

USB

Atualmente, o padrão USB (Universal Serial Bus) é o mais conhecido para a comunicação entre periféricos de microcomputadores. A grande vantagem deste sistema de porta serial sobre a convencional RS-232 é que ela é muito mais robusta, rápida, provê alimentação,trabalha com tensão +5Vdc e possibilita a utilização de diversos periféricos na mesma  rede (HUBs).Com esta tecnologia é possível desenvolver produtos e periféricos que comuniquem-se com microcomputadores de forma muito eficiente .

CAN

Este protocolo de comunicação,que utiliza como meio físico normalmente um looping de corrente, foi desenvolvido pela industria automobilística .Trata-se de um protocolo extremamente poderoso e robusto,capaz de operar em ambientes extremamente severos. Atualmente este protocolo começa  a ser adotado também para automações diversas, tais como controles de acesso,comunicação entre periféricos de um mesmo equipamento,automação industrial, etc.

RS-232

Este era o meio físico mais popular nas portas seriais de PCs no passado. Neste padrão a comunicação é feita por sinais em – 12Vdc e +12Vdc. O grande problema deste sistema é que ele permite somente a ligação entre 2 pontos e apresenta sérios problemas de ruído e queda de sinal pela distância. Atualmente os fabricantes de computadores estão substituindo este padrão pelas portas USB.

I2C

Este é um protocolo de comunicação serial que foi criado pela Philips e seu nome significa “Inter-Integrade Circuit”. A finalidade era a comunicação entre integrados e este protocolo é facilmente encontrado em muitos componentes eletrônicos,tais como,microcontroladores,conversores A/D E D/A externos, sensores de temperaturas,relógios (RTC),memórias e muitos outros. A comunicação é feita por duas vias TTL e possibilita endereçamento.

X10

Este é um padrão que utiliza a rede elétrica convencional como meio físico para comunicação entre diversos pontos. Atualmente esta tecnologia ,apesar de apresentar algumas limitações , encontra-se bem desenvolvida e pode ser a solução para muitos equipamentos específicos .

Transponders

 Os transponders estão invadindo o mercado de identificação,pois são componentes relativamente baratos, que pode ser utilizados em massa e não necessitam de bateria. O principio básico do transponder é que ele possui uma antena, capaz de captar um sinal de rádio (RF) gerado por uma base, transformá-lo em energia e retransmitir um sinal de volta para a base. Com isso, podem ser criados TAGS identificadores sem contato para:produtos,segurança,pedágio,animais,etc.

 

Linguagem “C” (alta portabilidade e eficiência)

A programação em linguagem “C” possibilita o máximo de eficiência durante o desenvolvimento, minimizando os custos do projeto..Outra grande vantagem desta linguagem é a sua portabilidade possibilitando que programas criados para uma determinada plataforma sem grandes dificuldades. Os programas feitos em “C” também são mais fáceis de entender e dar manutenção.

Tratamento de imagem

Tratamento e Processamento digital de imagens está em voga no momento tecnológico em que vivemos. Com o aprimoramento do poder de processamento das CPUS e com o acesso cada vez mais facilitado às máquinas como DSPs e FPGAs, o processamento de imagem já é uma realidade ao alcance de muitos produtos. Com esta tecnologia é possível controlar o movimento de um carro sobre uma faixa, reconhecer obstáculos, posicionar peças, identificar falhas, reconhecer números e muito mais.

Algoritmos Complexos

Algoritmo é todo processo lógico desenhado para se conseguir chegar ao resultado desejado, isto é, a receita do bolo para resolver o problema, independentemente da plataforma que será utilizada para implementar a solução.Por exemplo, para desenvolvermos uma máquina de balanceamento de pneus, precisamos antes desenvolver toda a lógica de cálculos necessários para que o sistema funcione corretamente. Neste momento, não devemos nos preocupar tanto se a máquina será baseada em um PC ou num simples microcontrolador. O importante é estudarmos o sistema de balanceamento, as equações e variáveis envolvidas desenvolver um algoritmo matemático capaz de solucionar o problema de balanceamento e comprovar a sua eficiência. A Tecnopires Soluções Eletrônicas já desenvolveu algoritmos para balanceamento, controles diversos, PID. Auto-Tuning, etc.

Ethernet

A comunicação no  padrão Ethernet é a utilizada pelas redes de computadores pelo conceituado padrão TCP/IP, que domina a transferência de dados no meio da Intranet. Desta forma, é possível desenvolver equipamentos que interajam em redes , que sirvam como provedores de paginas dinâmicas ,que utilizem um microcomputador interligado na mesma rede como IHM para configurações e acessos, etc. Com a popularização das redes e bandas largas,equipamentos deste tipo para acesso remoto são uma realidade.

ModBUS

Este protocolo foi desenvolvido para a automação de chão de fábrica ,sendo o mais adotado atualmente para este tipo de aplicação. Ele também utiliza como meio físico normalmente o looping de corrente,no padrão RS-485. A grande vantagem é que é um padrão altamente reconhecido pelos sistemas supervisórios .

RS-485

Este é um meio físico ainda muito popular na área de automação. Como ele opera com looping de corrente.,fica muito menos vulnerável aos ruídos externos  e ás distancias envolvidas,desde que o cabeamento utilizado seja correto.

SPI

Este protocolo serial foi inventado pela Motorola e significa “Serial Peripherall Interface “. A finalidade é a mesma que o I2C: comunicação entre integrados e/ou periféricos. Por outro lado ,este protocolo é  muito mais simples que o I2C,menos poderoso, não possibilita endereçamento e utiliza 3 vias TTL.

DMX512

O protocolo DMX512 é o padrão mais conhecido para equipamentos de som e iluminação. Normalmente também utiliza o looping de corrente (RS-485) como meio físico .Podemos encontrar esta tecnologia em mesas de som para estúdio ,canhões de luz, pan-tilt e todos os demais equipamentos para integração de sistemas de som e iluminação de teatros ,casas de show, estúdios ,etc.

Rádio Frequência

O RF é um dos recursos mais utilizados para comunicação sem fio ou controles remotos. Atualmente existem diversos módulos e chips que facilitam o projeto e a produção de produtos com esta tecnologia .

Infra-vermelho

Também utilizado para comunicação sem fio (palms, notebooks e calculadoras) e diversos controles remotos direcionais (onde vc precisa apontar para o equipamento). A principal vantagem do IR é seu custo e as principais desvantagens são o alcance e o direcionamento.

Periféricos

IHM

Significa “Interface Homem -Maquina” e é utilizada normalmente para designar a interface existente no produto para que o usuário possa interagir com o mesmo. Para desenvolvemos uma IHM eficiente,precisamos  definir exatamente o perfil do usuário ,o ambiente de trabalho ,o estilo do equipamento e seu valor agregado. Assim podemos optar por teclas, displays de Leds, LCD alfanumérico,LCD gráfico,Touch Screen, e muitos outros recursos.

Touch Screen

Touch Screen é uma película capacitiva ou resistiva, colocada na frente do monitor,onde podemos,através de um circuito de controle,detectar a posição de toque de um dedo ou apontador.É utilizada para eliminar mouses e teclados em projetos mais sofisticados.

Células de carga

As células de carga são utilizadas para a medição de deformações mecânicas (tração e compressão). Desta forma,são desenvolvidas para utilização em balanças,pro exemplo. A Tecnopires Soluções Eletrônicas já trabalhou com balanças residenciais, comerciais, industriais e rodoviárias.

GSM/CDMA

Estas são as tecnologias da telefonia celular.Hoje já podemos disponibilizar este tipo de comunicação em diversos produtos que necessitem de conectividade, tais como alarmes, sistemas de monitoramento, equipamentos de controle á distancia, etc.

Displays gráficos

Os display de LCD estão fazendo cada vez mais sucesso dentro dos produtos atuais. Ainda mais agora com o barateamento dos displays gráficos. Muitas empresas estão redesenhando seus equipamentos para utilizarem este tipo de recurso na interface com o usuário, deixando o produto muito mais bonito, sofisticado,inteligente e funcional. Existem displays de diversos tamanhos, resoluções, monocromático ou colorido. Também já encontramos diversas tecnologias diferentes,como os  LCDs convencionais, os TFTS e os OLEDs.

GPS

“Global Position System” ou sistema de posicionamento global. A tecnologia da GPS foi inventada com fins militares, mas está amplamente divulgada para uso comercial.Com ela podemos obter a posição exata ( a precisão depende de uma série de fatores ) onde se encontra o equipamento. Pode ser utilizada para rastreamento de veículos, alarmes automotivos ou de cargas,direcionamento, posicionamento em mapas digitais, navegação e até para sincronizar a hora entre diversos equipamentos distantes sem comunicação.