MDB-Multi-Drop Bus-Novo Protocolo para Vending Machines

O MDB é um sistema que dá aos componentes periféricos (Aceitadores de Notas ,Moedas e outros)uma inclusão com capacidade única ,um  simples contexto ,no qual, eles podem ser reconhecidos pela placa de controle da Vending ,e que podem trocar informações dentro delas.O MDB é um padrão externo que pode ser comparados a um computador ,onde se pode colocar vários periféricos ,como impressora,scanner e outros.

O padrão que inclui a definição do protocolo MDB é a definição de voltagem que é de 34VDC e podem ser colocados até 32 periféricos simultaneamente que o protocolo  será reconhecido.Cada componente terá um único endereço.O MDB utiliza 5 fios  dois para alimentação (34VDC) e três para comunicação de dados (sendo transmissão de dados,recebimento de dados e sinal de comunicação.

O MDB atualmente está habilitado para 6 endereços dos 32 endereços disponíveis e três deles são altamente utilizados nas Vending Machines .O Aceitador de moedas ( Endereço 1);Aceitador de notas (Endereço 6);Leitor de cartões e terminais de impressão (endereço 2); Display de Mensagens ( Endereço 4),sistema de Auditoria com relógio em tempo real ( endereço 3) e o controlador de energia da Vending Machine (ender. 5), no qual vão fazer o possível gerenciador de energia ,caracterizado.

Todos estes podem ser designados e construídos  simplesmente utilizando o padrão BUS.(MDB).Dois endereços são reservados o (30&31) para periféricos específicos,e o resto estão disponíveis para futura tecnologia ,limitado apenas pela imaginação .Possíveis novos periféricos podem ser incluídos em algum endereço como a máquina SLAVE machine ,no qual é controlada por uma máquina MASTER-Central

DEX-UCS –Leitura de dados de Contabilidade em Vending Machines 

 

O DEX-UCS é o Padrão da Industria de Transferência de Dados.Isto inclui a adoção obrigatória e campos opcionais para alojamento de dados na placa de controle tão bem o uso do DEXUCS –protocolo de comunicação de dados.DEX/UCS  é composto de 3 linhas de comunicação RS-232 que é um protocolo serial familiar ,de computadores de uso pessoal e originalmente foi desenvolvido para permitir a organização de rota , entrega e ou abastecimento de produto ao  varejo.Posteriormente foi incluído  HHC –Hand Held Computer que puderam se comunicar com os clientes em computadores de loja.

DEX/UCS –abreviado ,significa Data Exchange /Uniform Communication Standard e é mantido pelo Uniforme Code Council .Simples de ser incluído nos produtos e já utilizado largamente nas companhias engarrafadoras e produtores de comida e Salgados.O DEX/UCS foi uma escolha lógica para o mercado também  de vending.È tratada como uma pequena loja com o qual ,o motorista de rota,ou o supervisor ,podem trocar informações de vendas.

A NAMA e o comitê de padrões também ratificaram protocolo de comunicação de dados ,DDCMP popularmente conhecido na Europa  usa o DEX/UCS  e a sua estrutura de dados,mas emprega o modulo lightbeam –troca de informação por sensores infra-vermelho ao invés de um cabo de transferência de dados vindo da vending Machines para o Hand Held Computer (HHC).

Protocolo  CCtalk

 

O cTalk (pronuncia-se ver-ver-falar) é um protocolo serial de uso generalizado em toda a transação monetária e no setor de ponto de venda. Periféricos, como os detectores de moedas e notas encontradas em uma variedade de equipamentos de pagamento automático, como transporte, emissão de bilhetes, telefones públicos, máquinas de diversões e gerenciamento de dinheiro no varejo, usam o ccTalk para falar com o controlador host.

O protocolo ccTalk é um dos dois protocolos especificados pelo BACTA para uso em todas as máquinas AWP com aceitadores de moedas em série. (O outro é o protocolo Host Intelligent Interface desenvolvido pela Mars Electronics International) conhecida agora como MEI.

O protocolo foi desenvolvido em uma empresa chamada Coin Controls (posteriormente denominada coin-controls-talk, mais tarde chamada Money Controls e de 2010 Crane Payment Solutions) nos arredores de Manchester, no noroeste da Inglaterra, principalmente pelo engenheiro Andrew William Barson. A primeira versão do protocolo foi em 1996. O protocolo ccTalk é um padrão aberto.

O protocolo usa uma transferência assíncrona de quadros de caracteres de maneira semelhante ao RS232. A principal diferença é que ele usa uma única linha de dados de comunicação bidirecional para comunicação half-duplex, em vez de linhas separadas de transmissão e recepção. Ele opera em tensões TTL e é "multiponto", ou seja, os periféricos podem ser conectados a um barramento comum e são logicamente separados por um endereço de dispositivo. Cada periférico no barramento ccTalk deve ter um endereço exclusivo.

O protocolo original operou a 4800 baud com liberações subseqüentes padronizando em 9600 baud. Os chips de ponte de baixo custo estão agora disponíveis em vários fabricantes para permitir que o ccTalk seja executado via USB em taxas de transmissão de pelo menos 1 Mbit / s.

As pilhas de protocolos do ccTalk foram implementadas em uma variedade de dispositivos, desde pequenos microcontroladores Microchip com 512 bytes de ROM até poderosos processadores ARM7 de 32 bits.

O protocolo suporta todas as operações padrão para dispositivos eletrônicos, como atualização de firmware em flash, transferência segura de dados e informações detalhadas de diagnóstico.

As vantagens do ccTalk incluem a tecnologia UART de baixo custo, uma estrutura de pacote simples de entender, uma interface de comando facilmente expansível e nenhum requisito de licenciamento. O último oferece ao protocolo uma boa dose de popularidade em um campo concorrido e altamente competitivo, semelhante ao software de código aberto.

Em 2010, a criptografia DES foi adicionada a certos comandos para que pudesse ser mais resiliente contra ataques no barramento. Cada periférico tem sua própria chave DES exclusiva.

Médico-Hospitalar. A área médico-hospitalar têm crescido muito no Brasil e no mundo nos últimos anos. Nesta área a Tecnopires Soluções Eletrônicas já participou de projetos avançados como: bisturí eletrônico, ventilador de anestesia (pulmão artificial), desfibrilador, sistema de energia para equipamentos de UTI, controle de Raio-X, audiometria, máquina de hemodiálise, pupilômetro, entre outros.

Defesa e Aeroespacial. O setor de defesa e aeroespacial tem recebido um forte impulso nos últimos anos. Neste setor, a Tecnopires participou de projetos de alta tecnologia, como por exemplo, parte do desenvolvimento da antena de telemedidas da Base de Lançamento de Alcântara no Maranhão e a modernização dos subsistemas de telemetria e servomecanismo dos radares de trajetografia do exército Francês

 

Fitness. Efetuamos diversos projetos de painéis/monitores e placas de controle de motores para esteiras amadoras e profissionais, bicicletas e steps. Implementamos, inclusive, sistemas de controle do tipo PI (proporcional e integral) para o controle de velocidade deste tipo de equipamento.

Estética. Estética também é uma área que cresce muito no mercado brasileiro e nós já trabalhamos com os principais fabricantes de equipamentos para este setor. Desenvolvemos equipamentos de: eletroestimulação, depilação, ultrassom, termoestimulação (elétrica e crioterapia), micro-correntes, indermoterapia, pressoterapia, eletroporação, peeling (ultrassônico e cristal), estimulação isométrica, termogênese, corrente-russa e outros.

Fisioterapia. A eletrônica também pode ser encontrada em outras áreas específicas, como a fisioterapia. Aqui, já trabalhamos com equipamentos de banhos, ondas-curtas e laser.

Odontologia. Também trabalhamos com alguns dos principais fabricantes nacionais para a área de equipamentos odontológicos,envolvendo projetos de controle automático da movimentação da cadeira, micromotor de alta rotação, holofote, auto-clave,controle pneumático e hidráulico, ultrassom, cuspideira, negatoscópio, etc.

Segurança. Atualmente não podemos deixar de considerar o grande crescimento da área de segurança pela necessidade óbvia das condições em que vivemos. Podemos comentar nosso trabalho em: controle de câmeras (pan-tilt), alarmes, discadoras, controle de portão automático, porteiro eletrônico, interfone, detectores de metal, sensores, TAGs de controle para seguranças, comutadores de vídeo, sirenes, giroflex e outros.

Laboratorial. 

Na área laboratorial participamos de projetos para equipamentos de dosagem, misturadores automáticos, agitadores, controladores de temperatura, auto-clave, etc.

Alarme de Incêndio. A Tecnopires já operou com fabricantes de equipamentos para alarme de incêndio, projetando centrais de controle com redes de comunicação, sensores diversos, conversores para acertos de protocolo de comunicação e outros.

Telecomunicações. Para o setor de telecomunicações operamos com fontes, datalogers, controladores de temperatura por ventilação forçada para centrais, bina, bloqueadores de chamada, discadoras, headset, etc.

Automação Industrial. O chamado "chão de fábrica" está cada vez mais precisando de eletrônica embarcada para supervisão e controle de processos. Por isso, atuamos muito nesta área desenvolvendo controladores de temperatura e outros processos, sistemas PID, lógica Fuzzy, Auto-Tunning, redes de comunicação (RS-232, RS485, CAN), protocolos (ModBUS RTU ), sensoriamento local e remoto, coletores de dados, inversores, controladores de corrente para processos químicos, controladores de máquinas especiais, medidores de fluxo, timers, medidor de pH e conversores diversos.

Controle de acesso. Na área de controle de acesso, podemos considerar todo equipamento que vise restringir ou monitorar o acesso de pessoas a determinadas localidades. Neste caso a Mosaico já trabalhou com portas rotativas para banco e sistemas para controle de acesso à condomínios e prédios..

Automação Diversas. Equipamentos para automação de postos de combustível, sensores de nível, controle de bombas, sensores de vazamento, calibradores de pneus, abastecimento de frota e medidor de litragem para gás são exemplos na área de postos. Podemos citar também: máquinas de venda automáticas, controlador de aquário, equipamentos de iluminação para shows e casas noturnas (padrão DMX) e ploter para confecções.

Automotivo. O setor automotivo é extremamente dinâmico em nosso país. Por outro lado, as grandes indústrias normalmente possuem engenharia própria ou trabalham com grandes fornecedores que desenvolvem seus produtos ou nos procuram. Por isso, já atuamos na área de alarmes para veículos e motos, taxímetros, computadores de bordo, odômetros digitais, sensores de velocidade, sistemas com comunicação CAN, conversores de combustível, etc

Eletro-eletrônicos. Exemplos de eletro-eletrônicos que a Tecnopires já participou de projetos: balanças (residenciais, comerciais, industriais e rodoviárias), ventiladores com controle eletrônico, dimmers e minuterias.

Automação Predial. Para automação predial podemos mencionar projetos de controle de portão automático, controle de luzes (dimmerização e cenas), controle de ventiladores, controle de iluminação e persianas automáticas, controle de temperatura para banheira, controle de temperatura para aquecedor solar, minuteria, porta de abertura automática, climatizador , etc.

Publicidade. O setor de publicidade investe cada vez mais em soluções criativas, arrojadas e com tecnologia. Por isso, tivemos a oportunidade de trabalhar em diversos projetos para esta área: iluminação especial, painéis e letterings, sistemas especiais de escrita, automações das mais variadas, peças especiais com eletrônica embarcada, sensores, sistemas de som, etc. 

Equipamentos específicos. A Tecnopires já desenvolveu também muitos equipamentos específicos que dificilmente conseguiríamos encaixar nas outras áreas, tais como:  equipamentos para gravação de microcontroladores, placas de desenvolvimento, gigas e equipamentos de testes para auxílio à produção, sistema de controle para sensores por fibra ótica, máquina de embalagem, máquina de silk-screen, balanceadora de pneus, controladora para máquina de solda, máquina de contagem de dinheiro, sistema de cancelamento ativo de ruído, etc. 

 

Entretenimento.  Podemos citar que trabalhamos na área de entretenimento com alguns produtos: barco rádio-controlado para pesca, jogos eletrônicos, brindes e alguns outros.